FLAVIA MACHADO

Graduada em Arquitetura pela AEAUSP - Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo da Cidade de São Paulo - Escola da Cidade e Faculdade de Universidade de Belas Artes de São Paulo, especializada em Arquitetura Sustentável pela ANAB, com atuação em diversos segmentos.​

 

Consultora certificada Green Associate do LEED desde 2011. LEED é uma certificação criada em 2000 pelo USGBC (Conselho de Construção Sustentável dos EUA); ele orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil. Participou também da equipe que adaptou o selo ao mercado Brasileiro.​

Pós-graduação em Arquitetura Sustentável (2009/2010) da ANAB – Associação Nacional de Arquitetura Sustentável com especialização em: Bioclimática e Arquitetura Solar, Conforto Ambiental, Saúde Ambiental  eTecnologias Avançadas.

Principais Cursos e Congressos:

- Pós-Graduação em Arquitetura Sustentável - ANAB 

- Curso intensivo de Neurosciência aplicada à arquitetura - New School of Architecture - San Diego - EUA

- Certificação em sustentabilidade e permacultura | PDC- Permaculture Designer Certified – IPEMA.​

- Curso - Tetos Verdes - Execução e Instalação – ANAB ​​

- Certificação PROCEL EDIFICA 

- Congresso Green Build 2015 - Washington EUA 

- Congresso Ecobuild - 2009 - Londres​

- Curso de Bioarquitetura - Universidade Aberta do Meio Ambiente ​

- Gerenciamento de Construções - Câmara de Arquitetos

FLAVIA MACHADO + COLABORADORES

Somos uma empresa jovem que desenvolve projetos de Urbanismo, Arquitetura e Design. Mesmo diversificados,  todos têm em comum o mesmo segmento de uma linha de trabalho, ou seja, visualizando o arquiteto com a responsabilidade de fazer projetos que atendam  às necessidades e aspirações humanas. Cada elemento de cada projeto deve ser uma expressão da vida pretendida em uma edificação.


A força da nossa produção reside na diversidade geográfica e cultural na qual trabalhamos. Nós criamos projetos em diversos locais pelo Brasil e pelo mundo.  São específicos à cada lugar e cultura - eles são inspirados e desenvolvidos com base nas características históricas, culturais e sociais de seus locais. Comemorando o caráter único de cada lugar, criamos edifícios que transparecem a idéia de pertencimento ao local.

Esta é a  lista de princípios que forma a base da filosofia de trabalho de nossa empresa e a abordagem de arquitetura e planejamento urbano.

 

Moldando o espaço público

Um dos objetivos mais importantes da arquitetura é criar espaços sociais significativos, vitais e inclusivos. Como arquitetos, somos responsáveis por moldar não só o programa de um projeto, mas também por dar um maior papel cívico de habitação e enriquecimento da comunidade.

 

Praça públuca no lugar de antiga garagem - Projeto Espaço Revista Cult

Respondendo à essência do lugar

A força da nossa produção reside na diversidade geográfica e cultural na qual trabalhamos. Nós criamos projetos em diversos locais pelo Brasil e pelo mundo.  São específicos à cada lugar e cultura - eles são inspirados, e desenvolvidos,  baseados nas características históricas, culturais e sociais de seu local. Comemorando o caráter único de cada lugar, criamos edifícios que transparecem a idéia de pertencimento ao local​

Arquitetura com um propósito

Nós acreditamos que a arquitetura surge de uma visão relacionada às maneiras que pode afetar a vida das pessoas.
É nosso dever projetar edifícios e espaços de convivência que atendam às necessidades e aspirações humanas. Por exemplo - uma escola, acima de tudo, deve ser um lugar maravilhoso para aprendizagem. Ou um restaurante deve ser um local aconchegante que convide ao descanso e à reunião.​ Cada elemento de cada projeto deve ser uma expressão da vida pretendida em um edifício. 

Etapas de construção de edifício do Projeto para Reserva Ambiental no Cerrado; desenvolvido com elementos pré-fabricados para menos impacto e maior agilidade na montagem.

Construindo com responsabilidade


Bem antes de se tornar um termo da moda, a sustentabilidade tem sido um princípio orientador do nosso trabalho. Como arquitetos, temos um compromisso de responder às questões de conservação de energia, de ecologia e de materiais renováveis. Temos que usar recursos de forma eficiente, enquanto nós atendemos aos objetivos dos nossos clientes.


Sustentabilidade, em sua essência, implica um modo de construção que é sensível à geografia e à cultura local. Esta abordagem não só aborda o importante objetivo ecológico, além de melhorar a sustentabilidade do uso de um edifício e de valor para seus proprietários. Sempre que possível, optamos por trabalhar com materiais de construção regionais e utilizamos mão de obra local. Buscamos sempre a preservação dos recursos e construir o máximo com o mínimo.

PROJETOS EM DESTAQUE

RESERVA BANANAL EM PARATY - RIO DE JANEIRO

Plano diretor PARA reserva ambiental e espaços para ecoturismo e educação.

Esta reserva também teve um retrofit de uma casa de fazenda tradicional do século XVII.

A principal atividade desta reserva hoje é: produção de alimentos orgânicos e educação sobre agricultura orgânica com reserva florestal.

Neste projeto nós projetamos 11 edifícios, entre eles temos um restaurante, área de recepção, auditório, loja, abrigos de animais para visitação turística, garagem, escritório, etc.

Mais informações nesse  link

RESERVA AMBIENTAL EM GOIÁS - BRASIL.

Projeto de Arquitetura Integrado com Planejamento Urbano e Gestão Ambiental para  Reserva Ambiental no Cerrado.

Este projeto foi sobre o desenvolvimento de todos os sistemas que são necessários para a criação de animais deste bioma. Entre eles: emas, queixadas, queixadas, tartarugas e pássaros.

 

Também foram desenvolvidos projetos para os seguintes edifícios: Alojamento de funcionário, refeitório, laboratório, lavanderia, depósito, posto de gasolina, casa de técnicos e guest house.

O projeto visa uma pré-fabricação das estruturas e dos elementos de fechamento. Isso seria mais rápido e mais fácil de executar. Também facilita futuras ampliações.

As etapas da construção foram desenvolvidas com um material 3D para treinamento de funcionários do local.

Mais informações nesse  link

VÍDEO DO PROJETO

RESTAURANTE LE MANJUE ORGANIQUE

O objetivo era tornar o espaço de jantar do restaurante tão agradável quanto um jantar em um jardim.

Deixar a natureza conquistar todo o espaço do pé direito duplo e usar materiais naturais criando uma sensação de aconchego, a mesma que sentimos quando experimentamos as receitas com ingredientes orgânicos e funcionais do chef.

 

As escolhas no projeto deram preferência à soluções simples, boas, naturais e criativas.

Somente plantas nativas brasileiras foram usadas para paisagismo.

A base da tinta é terra com corantes naturais, o teto é coberto com cortiça com selo de certificação FSC (madeira para reflorestamento), e os móveis de madeira são de reflorestamento ou madeira reutilizada (caixas de vinho e paletes).

Mais informações nesse  link
 

Entrevista para o Programa Arquitetura Verde  sobre o projeto do Restaurante Le Manjue

RESIDÊNCIA GENESIS

Este projeto foi desenvolvido para um casal que queria uma casa prática e térrea, em que recebesse suas filhas, netos e amigos.


O desafio era fazer uma casa térrea em um declive de 10 metros. Mas foi possível atráves de projeto muito detalhado e analisado a fim de torná-lo econômico e confortável.


Os ambientes foram distribuídos de acordo com a posição do sol, direção do vento e proximidade com espaços de integração (sala de estar, piscina e cozinha)


A casa tem reutilização de água da chuva, sistemas de construção econômica e móveis reutilizados.

Mais informações neste  link
 

Artigo no Huffington Post

 

RESTAURANTE NAMBU

Simples, inspirador e agradável.

 

Projeto completo com branding, design gráfico e arquitetura, transformando a Nambu em uma marca única, criativa e cativante.

 

Arquitetura baseada em experiências e sensações, com foco no conforto e tranquilidade, priorizando a conexão com a natureza. O lugar lembra uma linda varanda e serve como um oásis no meio da cidade.

 

Para design gráfico e opções de design de interiores, valorizamos a cultura e o conhecimento brasileiros e revisamos as tradições, assim como a culinária do chef.

 

Misturamos técnicas antigas com a atual, como xilogravura com design digital e estamparia, ou cadeiras de palha trançadas com design contemporâneo.

 

Tudo isso seguindo os conceitos de sustentabilidade de valorização de obras artesanais e locais e, sempre que possível, utilizando materiais naturais, reciclados e recicláveis.

Mais informações nesse link