Entendendo a Arquitetura Sustentável

Arquitetura Sustentável é um termo utilizado para se referir às técnicas de design que priorizam a preservação do meio ambiente. Também faz parte de uma discussão maior sobre a busca de equilíbrio entre questões políticas, sociais e pressões econômicas no mundo.

O trabalho é direcionado visando minimizar os impactos ambientais negativos das construções, melhorando sua eficiência, e moderando o uso de materiais, energia e ocupação de espaços.

 

A finalidade da sustentabilidade ou design ecologico é assegurar que nossas ações e decisões de hoje não prejudiquem as gerações futuras.

Plano de Urbanismo em Trancoso - Bahia

Que técnicas são utilizadas?

A eficiência energética é o objetivo mais importante de todo o ciclo de vida de um edifício, pois pode chegar a 30% do custo total de operação de um edifício comercial, segundo pesquisa da Universidade Yale - EUA.

Diversas técnicas de projeto podem ser utilizadas para reduzir a necessidade de energia de um edifício e ao mesmo tempo aumentar sua capacidade de gerar energia própria.

 

Reserva Ambiental no Cerrado - Goiás. Sistemas de Conforto.

 

A análise do clima local, relevo e insolação podem definir as estratégias que serão aplicadas no projeto. Entre as principais estão: o uso de ventilação natural, iluminação e insolação natural, sombreamento, resfriamento evaporativo e umidificação, uso de massa térmica e aquecimento solar.

O emprego de sistemas passivos é o modo mais eficaz de aproveitamento dos recursos naturais.

E ainda, se for necessário pode-se utilizar também ar condicionado e aquecimento artificial.

Durante o projeto também é possivel minimizar os impactos ambientais da construção através de escolhas de materiais com ciclo de vida reduzido. Que sejam produzidos na região, com procedência certificada, feitos com material reciclado ou que sejam recicláveis.

Planejar é necessario! O refazer sai caro!

Um bom projeto de arquitetura leva em conta cultura e costumes dos usuários, clima do local e função do edifício. Com planejamento obtém-se resultados que deixam o cliente feliz tanto pelos baixos custos de manutenção quanto pelos benefícios físicos e psicológicos de espaços bem projetados.

A eficácia do planejamento também está presente no processo de execução, pois, com boa organização e administração é possível ter uma obra limpa e sem desperdícios.