Restaurante Nambu - Cozinha de Raiz

Projeto completo de arquitetura, branding e design para o restaurante Nambu - Cozinha de Raiz - em São Paulo, Brasil.

 

Autoria:

Arquitetura e Design de Interiores - Flavia Machado

Branding, design gráfico e design de produtos - Bloketo - empresa dirigida por Raquel Machado & Flavia Machado

 

Com foco no conforto e tranquilidade, este projeto priorizou a conexão com a natureza e a cultura local na arquitetura, interiores e design. O espaço lembra um lindo terraço e funciona como um oásis no meio da movimentada São Paulo. Possui um jardim com plantas nativas brasileiras e muita luz natural, fonte de água, lareira e poltronas agradáveis, criando um grande ambiente para a cozinha saudável e regional que o restaurante oferece.

Nas escolhas de branding, design gráfico e acessórios, valorizamos a cultura e o conhecimento brasileiros, e fizemos algumas revisões de tradições, misturando técnicas antigas com contemporâneas, como a culinária no local é feita. Tudo isso seguindo os conceitos de design biofílico, com muitos materiais naturais e presença da natureza que gera melhores experiências de usuário e também conceitos de sustentabilidade, valorizando obras artesanais e locais e, sempre que possível, utilizando naturais, reciclados e materiais recicláveis.

Fotos @Alessandro Guimarães

Área de lounge com mesas feitas de madeira recuperada de barcos antigos e cadeiras de produção artesanal.

O desenvolvimento da marca começou com a comida favorita da proprietária, Inhambu ou Nambu, uma raiz que é nativa de sua região, interior da Bahia, que escolhemos para nomear a marca e também nomeia um pássaro nativo que tem um padrão especial em suas asas e ovos turquesas , que influenciou o padrão e as cores da marca.

Para a concepção da paleta de cores, fomos inspirados pelos tons terrosos da região da Caatinga, mas também pela cultura local e festividades que têm tantos tons vívidos. A técnica tradicional nordestina de xilogravura foi referenciada com criação de novas artes com a ajuda do artista Edson Ikê,  que então foram digitalizadas e usadas pela Bloketo em diversos produtos do design gráfico da marca.

A tradição local da fita do Bonfim, que é entregue desejando boa sorte a quem recebe, também serviu de inspiração para a criação de uma fita customizada da marca que é entregue aos clientes do restaurante.

No quintal, foi criada uma área especial para eventos. O painel de grafite personalizado feito pelo artista André Mogle, traz a vida da arte de rua de São Paulo para o interior e as luzes de cordas criam uma luz quente para festas.

As cadeiras têm uma revisão moderna da palha trançada tradicional com pintura personalizada nas cores da marca.

Para a área principal de consumo o layout tem um mix entre mesa comunitária, mesas pequenas e lounge. A intenção era criar espaços para encontros íntimos, mas também gerar novas conexões entre os clientes na mesa comunitária. Um grande resultado foi uma cliente que fez novos amigos na mesa comunitária e agradeceu ao restaurante por isso.

Com uma equipe multidisciplinar, branding integrado com design gráfico e arquitetura, o projeto transformou o Nambu em uma marca com design único e ambiente cativante.