Reserva Natural do SESC Bertioga

Local: Bertioga - São Paulo
Propriedade: Reserva 432.049 m² Local do Centro de Visitantes 15.533m² |   Projetos de construção 2.541m2

 

Localizada no perímetro urbano do município de Bertioga, litoral de São Paulo, a Reserva Natural Sesc apresenta grande variedade de fauna e flora de restinga¹ e aguarda o reconhecimento estadual para se transformar em uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural, com o objetivo de desenvolver atividades de educação ambiental, turismo, valorização social e pesquisa.

Nos últimos 3 anos integrei a equipe que fez a pesquisa do local para o Plano de Manejo ( Fase 1), fui um dos professores durante o Curso de Concepção de
Infraestrutura de Uso Público em Áreas Protegidas (Fase 2) e junto da arquiteta Regina Pinheiro desenvolvemos o projeto de conceito para o novo centro de visitantes (Fase 3) .

Fase 1 - Iniciada em março de 2014, sob a coordenação do Sesc em São Paulo e o Instituto Ecofuturo, o plano de manejo da Reserva envolveu oito equipes de pesquisadores que, durante vinte e quatro meses, estudaram os seguintes temas: meio biótico, meio físico, socioeconômico, aspectos históricos e culturais, visitação, geoprocessamento, gestão, diagnóstico e planejamento participativo.

Minha participação foi na equipe do planejamento de visitação, junto da equipe da turismóloga especialista em ecoturismo Paula Arantes (Muirakitã) e do engenheiro florestal Tom Adnet (Adnet Florestal).

Fase 2 -  Fiz parte do time dos professores do curso e workshop para gerenciamento de áreas protegidas e nele discutimos com os participantes o programa ideal para a reserva e também dei uma aula sobre uso de experiências do usuário para criação de prioridades no programa de necessidades.

Fase 3 - Como resultado eu e a Regina Pinheiro fizemos um projeto de Estudo Preliminar  com definição do conceito geral do projeto e volumetrias e projetos básicos dos edifícios.

 

Vídeo sobre a Reserva

Localização

Professores e alunos do Curso de Concepção deInfraestrutura de Uso Público em Áreas Protegidas

Minha aula sobre o uso da experiência do usuário para a construção de um programa de necessidades.

PROJETO DE CONCEITO E IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE VISITANTES PARA A RESERVA DO SESC BERTIOGA

AUTORIA FLAVIA MACHADO E REGINA PINHEIRO

Módulos de recepção e educação

Módulos de biblioteca e administração, torre de observação e alimentação.

Torre de observação acima da copa das árvores com 25 metros de altura conectada à ponte e passarela que dão acesso às trilhas

 Durante nossa pesquisa nós aprendemos que nas aldeias tradicionais neste lugar a comunidade costumava ter uma festa para compartilhar os peixes e eles se reuniam em um círculo para contar histórias. Assim, esta pequena praça foi criada para que os visitantes pudessem provar um pouco da cultura local. 

Módulos de Alojamento e Pesquisa.

 Piso Térreo - laboratório de pesquisa, cozinha, espaço de palestras, alojamentos acessíveis 

No andar superior - 12 quartos para 36 convidados (estudantes e cientistas)