Plano de Manejo para Reserva Natural do SESC Bertioga

Localizada no perímetro urbano do município de Bertioga, litoral de São Paulo, a Reserva Natural Sesc apresenta grande variedade de fauna e flora de restinga¹ e aguarda o reconhecimento estadual para se transformar em uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural, com o objetivo de desenvolver atividades de educação ambiental, turismo, valorização social e pesquisa.

Iniciado em março de 2014, sob a coordenação do Sesc em São Paulo e o Instituto Ecofuturo, o plano de manejo da Reserva envolveu oito equipes de pesquisadores que, durante vinte e quatro meses, estudaram os seguintes temas: meio biótico, meio físico, socioeconômico, aspectos históricos e culturais, visitação, geoprocessamento, gestão, diagnóstico e planejamento participativo.

Minha participação foi na equipe do planejamento de visitação, junto da equipe da turismóloga especialista em ecoturismo Paula Arantes (Muirakitã) e do engenheiro florestal Tom Adnet (Adnet Florestal).

Para o diretor regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “a reserva natural é mantida numa relação permanente com a comunidade e seu entorno, de forma que isso faz com que ela tenha este caráter social muito assegurado, podendo portanto, ser um elemento vital para reflexão sobre as questões urbanas, naturais de uma sociedade praiana, no caso de Bertioga, que poderá certamente trazer algum tipo de acréscimo à reflexão que se faz sobre a cidade, sobre a comunidade e enfim, sobre nossa sociedade”. Miranda complementa, “uma cultura de sustentabilidade coloca em pauta, prioritariamente, o fim da pobreza, a ampliação da cidadania e da educação e a participação da população nos processos decisórios”. 

A primeira etapa desta elaboração consistiu na realização de uma série de estudos e diagnósticos acerca das características desta área, inserida na Mata Atlântica, apontando suas fragilidades e potencialidades como forma de, nas etapas seguintes, desenvolver seus programas de manejo. 

A próxima fase deverá abordar a análise dos dados para o planejamento e estruturação da área, com propostas que garantam a conservação dos recursos naturais, os usos potenciais da área e ações que valorizem a identidade cultural do local.

 

Vídeo sobre a Reserva

Localização

Croqui para padrão de ponte elevada presa em árvores

Croqui para padrão de ponte elevada sobre bosque de bromélias