Reserva Ambiental no Cerrado

Vídeo

Projeto integrado de Arquitetura, Urbanismo e Gestão Ambiental para Reserva Ambiental no Cerrado.

Foram projetados os espaços para criação de animais deste bioma. Entre eles: emas, catetos, queixadas, jabutis e aves. Também foram desenvolvidos projetos para os seguintes edifícios: Alojamento para funcionários, refeitório, laboratório, lavanderia, almoxarifado, posto de gasolina, casa dos técnicos, casa do caseiro e casa de hóspedes.

O projeto prevê a pré-fabricação das estruturas e dos elementos de vedação. Com isso a construção será mais rápida e o canteiro de obras mais organizado e com menos impacto ambiental. Também facilita futuras ampliações.

​Para adaptação ao clima local (quente e seco) foram feitas grandes aberturas, quegarantem ventilação e iluminação naturais. Os beirais generosos garantem sombreamento. Os espelhos d´água umidificam o ar, permitem uma vegetação mais abundante e criam um micro-clima em volta do edifício.


A construção elevada do solo mantém o perfil natural do terreno. Dá fácil acesso a manutenção das prumadas e diminui a temperatura do edifício pois há uma ventilação inferior integrada ao espelho d´água.


Foram dimensionados um sistema de captação de água de chuva integrado aos espelhos dágua, jardins e descarga, turbina eólica para bombeamento de água, painéis coletores de energia solar para aquecimento da água e painéis de célula fotovoltáica para produção de energia elétrica em estações independentes.

 

Feito em parceria com os arquitetos Lucio Fleury, Alan Borger e Bruno Layus.

Entrevista

Projeto