Reserva Trijunção no Cerrado

Vídeo do Projeto

Local: Fronteira entre Bahia, Goiás e Minas Gerais | Fazenda : 318 km² |  
Plano Diretor: 6 km²| Projetos para edifícios 3.300m2


Projeto integrado de Arquitetura, Urbanismo e Gestão Ambiental da Reserva Ambiental no Centro do Brasil, na região denominada Cerrado, que tem um clima muito seco como a savana africana.


Projetamos espaços para a criação de animais deste bioma, entre eles: emas, queixadas, tartarugas e aves. Vários projetos também foram desenvolvidos para os edifícios que fornecem infraestrutura para a operação da reserva, incluindo: Casa de hóspedes, casa de funcionários, cafeteria, laboratório, lavanderia, depósitos, posto de gasolina, casa de técnico e casa de hóspedes.


Como o local está muito longe da capital (uma viagem de 5 horas em estradas ruins) teríamos grandes problemas em relação ao trabalho e acesso de material. Então fizemos o projeto considerando uma pré-fabricação de todas as estruturas principais (concreto e madeira laminada) e os elementos de vedação. Isso tornará a construção mais rápida e o local mais organizado e com menos impacto ambiental e também facilita futuras expansões.

Entrevista

A fim de se adaptar ao clima local (quente e seco), grandes aberturas foram feitas, que permitem ventilação e iluminação natural. Os telhados generosos fornecem sombra. Espelhos d´água umidificam o ar, permitem uma vegetação mais abundante e criam um microclima ao redor do edifício.
Construções elevadas mantém o perfil do terreno natural, dão fácil acesso à manutenção do encanamento e diminuiem a temperatura do edifício, pois há uma ventilação inferior integrada ao espelho da água.
Há também um sistema de captação de água da chuva integrado aos espelhos d'água, jardins e descarga; turbina eólica para bombeamento de água, painéis solares para aquecimento de água e painéis de células fotovoltaicas para produção de energia elétrica em estações independentes.


Projeto feito em parceria com os arquitetos Bruno Layus, Lucio Fleury e Alan Borger.


Este projeto também foi desenvolvido com um grupo de especialistas em biologia e turismo.

Sistemas de Sustentabilidade