Escritório Colaborativo na Av. Faria Lima - Itaim - São Paulo

Projeto executivo de escritório colaborativo, desenvolvido em parceria com a arquiteta Juliana Abreu.

Novo conceito de escritório, também chamado de co-working, no qual o espaco de trabalho é alugado por profissionais autônomos e novos empreendedores que, cansados de trabalhar em casa ou em cyber-cafés, procuram um local onde possam receber seus clientes, fazer novos contatos de trabalho e também expandir seu negócio.

Para este projeto foi levado em conta a distribuição de espaços que promovam o trabalho em grupo e o relacionamento entre os usurários, segue também o conceito, que já foi comprovado através de pesquisas recentes, de que em um local de trabalho mais agradável aumenta a produtividade dos funcionários.

Foram desenvolvidos uma grande parede de lousa para reunioes, um banco em concreto ao lado da janela com espaco para guardar livros, divisorias em vidro transparente para aumentar a sensacao de unidade dos espacos e tambem para aumentar a iluminacao natural das salas, uma copa e sala de tv integradas e bem decoradas.

Com a intenção de construir um espaço mais agradável e sustentável as mesas de trabalho não serão de fórmica como usual e sim de madeira de demolição, assim como o piso da entrada. O escritório não terá carpete, pois sua cola libera substancias tóxicas no ar por anos após sua colocação sem contar o pó que é acumulado. Os vasos sanitários têm descarga dual-flush para economia de água. O ar-condicionado é do tipo ecológico (livre de CFC). O telhado recebeu pintura com tinta especial de cor branca para amenizar a captação de calor, também participando do programa One Degree Less, que defende que quanto mais edifícios tiverem seus tetos pintados de branco o fenômeno de ilha de calor nos centros urbanos poderia ter seu calor amenizado em pelo  menos um grau.

Para a definição do brise (quebra-sol) da fachada foi desenvolvido um estudo detalhado de insolação e, não esquecendo da importância da estética, o brise forma a letra C (inicial da empresa)  na fachada..

Para obter mais informações:

One Degree Less

http://www.onedegreeless.org/pt/index.php

Co-working

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coworking